facebook
Home 5 Fenação e forragem 5 Enfardadoras VariPack

Enfardadoras VariPack

A ESPECIALISTA EM MATERIAIS DE BAIXA UMIDADE
Desenvolvida pela líder mundial KRONE para complementar sua linha de enfardadoras, sendo considerada a especialista dentro de toda a gama no enfardamento de materiais de baixa umidade. A partir de uma plataforma completamente nova, porém carregando os inúmeros anos de experiência da KRONE em enfardadoras, novos padrões de rendimento e densidade são definidos no mercado. Disponíveis no Brasil nas versões VariPack V 165 XC e VariPack V 165 XC Plus, cada qual com distintas características, estas enfardadoras atendem a uma vasta gama de produtores e prestadores de serviços que buscam um equipamento altamente profissional, resultando em eficiência e competitividade.

Conheça mais detalhes do nosso maquinário

Visão Geral

Composta de uma câmara de enfardamento com correias sem emendas, as VariPack se caracterizam por baixos níveis de ruído, alto rendimento e densidade de fardo, principalmente em culturas de baixa umidade.
A câmara variável permite a produção de fardos com diâmetros variáveis, entre 0,80 e 1,65m, selecionados eletronicamente através do monitor ISOBUS.
Equipada na versão standard com 17 facas e na versão Plus com 26 facas, a granulometria mínima de partícula produzida pode ser de 42mm.

Diferenciais técnicos

Imagem: Caracteristicas do design dos tanques JOSKIN
A câmara de enfardamento, composta por 3 ou 4 correias sem-fim fabricadas de borracha e duas camadas de material sintético que conferem alta resistência mecânica, inicia a compactação dos fardos desde o seu centro. O operador tem a possibilidade de ajustar a densidade em 3 níveis distintos através do monitor ISOBUS, sendo um nível para o centro, outro para a camada intermediária e outro para a camada externa do fardo.
A versão tradicional da VariPack trabalha com tomada de força de 540 rpm, é equipada com 17 facas selecionáveis manualmente, o que permite a escolha de 0, 8, 9 ou 17 facas, atingindo uma granulometria mínima de 64 mm. Na versão Plus, a máquina opera com 1.000 rpm na tomada de força, é equipada com 26 facas selecionáveis hidraulicamente, possibilitando a escolha de 0, 13, 13 ou 26 facas, atingindo uma granulometria mínima de 42 mm. Todas as facas são protegidas individualmente por molas, evitando danos em casos de admissão de corpos estranhos.
Em casos de obstruções e embuchamentos no sistema de corte, o deck completo de facas pode ser rebaixado hidraulicamente, permitindo a passagem do material e o retorno ao trabalho de maneira totalmente descomplicada. A remoção das facas para afiação ocorre de forma facilitada; ao girar o eixo de travamento, as facas ficam livres para serem removidas através do interior da câmara de enfardamento.
O sistema de amarração de rede é padrão nas VariPack. O sistema funciona hidraulicamente, tem alta precisão e realiza uma amarração perfeita com acabamento superior do fardo. O número de voltas de rede a ser aplicado é ajustado através do monitor. A máquina também possui 2 suportes para transporte de redes adicionais, além de um braço articulado que facilita sua inserção na posição de trabalho.
O pick-up EasyFlow que equipa a linha de enfardadoras VariPack tem uma largura de 2,15 m e opera a rotações 30% superiores, garantindo uma capacidade de alimentação única. Além disso, o pick-up é livre de cames, o que significa que os dedos giram sem guias, reduzindo o número de componentes móveis e automaticamente a necessidade de manutenção. Os dedos estão posicionados em formato "W", uniformizando a alimentação, suavizando os picos de carga e garantindo altos rendimentos operacionais.
Para proporcionar ao operador uma interface simplificada e intuitiva, as enfardadoras VariPack são equipadas de série com o monitor ISOBUS modelo DS500. Esse monitor oferece ao usuário uma tela colorida com teclas de acesso rápido a todas as funções de operação. Adicionalmente, como opção, ela pode ser integrada ao sistema ISOBUS do trator, permitindo que o monitor do trator seja utilizado para operar a enfardadora.
As enfardadoras VariPack são equipadas com rolamentos auto-compensadores de rolos, capazes de suportar altas cargas e garantir uma vida útil muito alta. A linha standard é equipada com sistema de lubrificação de correntes e os pontos de graxa são manuais e centralizados. Na versão Plus,A além da lubrificação das correntes, a máquina é equipada de série com sistema de lubrificação automático dos rolamentos por graxa. Isso garante ainda mais confiabilidade e longevidade ao equipamento.
A versão Plus da VariPack é equipada com um sistema hidráulico inteligente. A abertura e fechamento da tampa traseira ocorrem automaticamente ao finalizar o ciclo de amarração, levando apenas 4 segundos. Quando conectada ao sistema ISOBUS do trator e engatada a marcha à ré, a enfardadora levanta o pickup automaticamente. Além disso, é possível programar o deck para abaixar e subir as facas automaticamente, facilitando a limpeza do sistema. Recomenda-se conectar a VariPack Plus a tratores que possuam fluxo hidráulico variável via LoadSensing para um desempenho ideal.

Modelos e especificações

https://bouwman.com.br/wp-content/uploads/2023/12/M1-13.jpg
VariPack V 165 XC Plus
VariPack V 165 XCVariPack V 165 XC Plus
Câmara de enfardamentoVariável com correiasVariável com correias
Largura da Câmaram1,21,2
Diâmetro do fardom0,80 - 1,650,80 - 1,65
Largura do pick upm2,152,15
Rotor com facasSim, X-CutSim, X-Cut
Número de facasun1726
Granulometria mínima do material picadomm6442
Amarração dos fardosRedeRede
Potência requerida na tomada de forçahp100120
Rotação na tomada de forçarpm5401000
Conexões hidráulicas requeridas2 x sa2 x sa
Abertura da tampa traseiraManualAutomático
Levante do pick-upManualAutomático
Rendimento médiofardos/h6070
Pneus500/60 R 22,5500/60 R 22,5

Opcionais

Imagem: Caracteristicas do design dos tanques JOSKIN
MEDIDOR DE UMIDADE: Integrado ao sistema ISOBUS da máquina, irá informar o percentual de umidade do material que está sendo enfardado.
CÂMERA DE RÉ: Para facilitar as manobras, uma câmera de ré pode ser instalada na enfardadora. Ela pode estar conectada ao monitor ISOBUS do trator ou vir com tela separada de fábrica.

Galeria de fotos