facebook
Home 5 Fenação e forragem 5 Plataformas X-collect

Plataformas X-collect

ROBUSTEZ E FLEXIBILIDADE PARA AS MAIS DIVERSAS CULTURAS
As plataformas X-Collect foram desenvolvidas como uma alternativa às já consolidadas EasyCollect. Utilizando-se do mesmo conceito de recolhimento por coletoras, estas plataformas diferem pelo sistema de corte, que neste novo conceito acontece por discos girando em alta rotação. A grande vantagem do sistema é a flexibilidade de operações, uma vez que permite a colheita de inúmeros tipos de culturas, sejam estas de caules finos ou grossos, inclusive em áreas que estejam acometidas por ervas daninhas. O validado princípio das coletoras realiza um recolhimento uniforme e longitudinal da planta, garantindo, em conjunto com a forrageira KRONE BiG X, a melhor qualidade de corte do mercado.

Conheça mais detalhes do nosso maquinário

Visão Geral

Disponíveis em três versões, com larguras variando de 6,0 a 9,0m, estas plataformas atendem a classes de potência de 480 a 1.180hp.
Os poderosos discos de corte permitem a operação nas mais variadas culturas e condições de colheita.
Disponíveis com sistema de fechamento triplo para transporte, as X-Collect impressionam pelo conforto operacional também nos deslocamentos.

Diferenciais técnicos

Imagem: Caracteristicas do design dos tanques JOSKIN
O testado e aprovado princípio de recolhimento por coletoras é um desenvolvimento exclusivo KRONE. As plantas, após cortadas pelos discos, são gentilmente depositadas entre os vãos da coletora, que se encarrega de transportá-las até os rolos alimentadores. Este sistema assegura que as plantas sejam transportadas de forma longitudinal, de maneira que cheguem organizadas até o rotor de facas, garantindo cortes e granulometrias sempre perfeitas e idênticas.
Os discos de corte possuem um design único, que realiza o corte de culturas com as mais variadas espessuras de caule ao mesmo tempo que as comprime contra as coletoras, garantindo uma alimentação constante de plantas. A rotação dos discos é extremamente alta, e na parte inferior, são equipados com cisalhadores que danificam a soqueira da planta para facilitar sua degradação e apodrecimento. Além disso, cada disco de corte possui uma embreagem individual, que os protege em casos de sobrecarga, tipicamente advindas de choques com corpos estranhos, como pedras ou pedaços de árvores.
O sensor AutoScan presente no bico central das plataformas X-Collect realiza a leitura do grau de maturação das plantas que por ali passam e envia um sinal para a forrageira. Caso a função esteja ativada no monitor, a forrageira passa a variar a granulometria do corte de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos. Quanto maior a matéria seca, menor a granulometria, o que mantém uma fibra homogênea na silagem e garante uma compactação homogênea na trincheira. Próximo ao sensor existe um parafuso de acionamento, que muda a relação de transmissão da coletora em relação aos discos. Isso é importante para uniformizar a alimentação nas mais variadas culturas.
Equipadas com sensores de linha, quando o piloto automático é engatado na forrageira BiG X, as plataformas EasyCollect enviam sinal, realizando o direcionamento da forrageira no sentido da linha de plantio. Os sensores de flutuação lateral copiam o solo e asseguram um corte sempre na mesma altura quando a forrageira BiG X está com o modo de "distância do solo" ativo.
A poderosa linha de transmissão é formada por caixas de transmissão banhadas a óleo, cardans e acoplamentos. A linha de transmissão da coletora é independente da linha de transmissão dos discos. Cada seção possui uma proteção individual por embreagem de catraca presente no cardan, de forma que o sistema é totalmente protegido de sobrecargas. Os acoplamentos são engatados quando a plataforma é colocada em posição de trabalho, possuem baixos índices de manutenção e garantem uma transmissão confiável e contínua de potência.
Os modelos de plataforma X-Collect possuem sistema de fechamento triplo. A vantagem deste sistema é o conforto operacional durante o transporte, pois a plataforma fica mais baixa do que o piso da cabine, garantindo uma visão panorâmica ao condutor. As proteções laterais são escamoteáveis e garantem a segurança de pessoas no entorno da plataforma.
Devido ao seu princípio construtivo e ao poder de corte dos discos, dependendo da variedade e das condições da cultura a ser colhida, as plataformas X-Collect podem ser utilizadas como uma alternativa para o corte de materiais de caules finos, como gramíneas, leguminosas ou cereais.

Modelos e especificações

https://bouwman.com.br/wp-content/uploads/2023/12/M1-19.jpg
X-Collect 750-3
X-Collect 900-3
X-Collect 600-3X-Collect 750-3X-Collect 900-3
Largura de trabalhom67,59
Número de linhas com espaçamento de 0,75m81012
Número de discos de corte162024
Tipo de fechamentoTriploTriploTriplo
Sensor AutoScanStandardStandardStandard
Sensor de flutuação lateralStandardStandardStandard
Sensor de linha para piloto automáticoStandardStandardStandard

Galeria de fotos