facebook
Home 5 Fenação e forragem 5 Plataformas XDisc

Plataformas XDisc

A ESPECIALISTA EM CORTE DIRETO
As plataformas XDisc impressionam pela robustez construtiva e pelas inúmeras culturas e condições de trabalho que enfrentam, entregando alto rendimento operacional aliado à melhor qualidade de corte. O modelo X-Disc 620 possui 6,20m de largura de trabalho e pode ser originalmente acoplado em qualquer forrageira KRONE BiG X, transformando-as em uma ferramenta ainda mais multifuncional e profissional.

Conheça mais detalhes do nosso maquinário

Visão Geral

Disponível atualmente na versão de 6,20m, a plataforma XDisc entrega um excelente rendimento operacional.
O poderoso caracol tem capacidade enorme de condução do material e enfrenta as mais pesadas condições de trabalho.
A provada barra de corte SmartCut possui engrenagens e componentes extra-pesados para resistir aos cortes mais pesados.

Diferenciais técnicos

Imagem: Caracteristicas do design dos tanques JOSKIN
Inteiramente soldadas e blindadas, as barras de corte SmartCut que equipam as plataformas XDisc possuem o mesmo design construtivo das barras de corte das segadoras KRONE. Estas barras já foram testadas e aprovadas nas mais diversas condições de colheita ao redor de todo o mundo. A construção satelital garante uma transmissão confiável e permanente de potência até o último disco. As engrenagens de transmissão banhadas a óleo trabalham em baixa rotação, sendo que apenas os discos trabalham em alta rotação. Esta construção permite que os discos sejam posicionados na parte frontal da barra, garantindo uma perfeita sobreposição de corte. Além disso, esta construção garante longevidade aos componentes.
Assim como qualquer barra de corte da KRONE, as XDisc contam com o patenteado sistema de segurança SafeCut. Ao atingir algum obstáculo, um pino fusível se rompe, imobilizando o disco atingido e preservando a linha de transmissão de danos. Em poucos minutos o pino pode ser substituído e o trabalho continuado.
O poderoso caracol das XDisc tem diâmetro total de 900 mm e helicóides extremamente grandes, permitindo que a XDisc tenha alta capacidade de condução do material colhido até os rolos alimentadores das forrageiras. Essa característica permite que a XDisc realize a colheita de materiais de alta produtividade mantendo o rendimento operacional.
A transmissão das plataformas XDisc é robusta e confiável. Para a barra de corte, ela é realizada através de caixas de transmissão banhadas a óleo e cardans. Para o caracol, ela é composta de cardans com uma embreagem que protege a transmissão contra sobrecargas, e uma corrente lateral extra-pesada, que garante a transmissão de potência nas mais pesadas condições de trabalho.
O sistema de troca rápida de facas possibilita que todas as facas sejam substituídas em questão de minutos e sem a necessidade do uso de ferramentas especiais. Facas afiadas garantem um corte perfeito e menor potência necessária para o trabalho.
O kit de conversão das plataformas XDisc para a versão XTreme foi desenvolvido no Brasil pelo time de engenharia da KRONE juntamente à Bouwman. Esta versão foi desenvolvida para condições de colheita pesadas, com produções acima de 35 ton/ha. O kit contempla a instalação de um divisor de linhas, modifica a posição do tubo frontal e substitui os tambores de corte por discos baixos com torres haletadas. Estas modificações aumentam ainda mais a capacidade de corte e alimentação da XDisc e a transformam em uma ferramenta essencial para o corte de gramíneas, pastagens e cereais em geral que tenham alta produtivade de matéria natural por hectare.
Para facilitar o transporte entre um campo e outro, a KRONE disponibiliza opcionalmente a carretinha de transporte para a XDisc 620. A caretinha possui eixo traseiro com sistema de frenagem passivo, e o eixo dianteiro é direcional. O design do chassi facilita o acoplamento e desacoplamento da plataforma, permitindo uma troca rápida entre áreas a serem colhidas.
A XDisc 620 é acoplada às forrageiras KRONE através do sistema de arcos e roletes, que permite uma flutuação lateral passiva com grande curso. Durante o trabalho, a plataforma pode flutuar com a barra de corte apoiada sobre o solo e pressão controlada eletronicamente pela forrageira, ou mantendo uma distância fixa do solo. A KRONE XDisc pode ainda ser acoplada em outras marcas de forrageiras através de um kit de acoplamento que é desenvolvido por fornecedores nacionais homologados pela Bouwman.

Modelos e especificações

https://bouwman.com.br/wp-content/uploads/2023/12/M1-22.jpg
X-Disc 620
Largura de trabalho(m)6,2
Número de discos de corte14
Diâmetro do caracol(mm)900
Sistema de proteção dos discos SafeCutStandard
Sistema de troca rápida de facasStandard
Peso bruto totalkg2800

Galeria de fotos